DISCIPLINAS / EMENTAS

Atualizada em 15/07/16 08:08

Metodologia de Pesquisa Aplicada à Contabilidade

Ementa: Natureza da ciência e características do método científico. Ética em pesquisas em contabilidade. Confiabilidade e validade de pesquisas. Tipologias de pesquisa. O planejamento e as etapas da pesquisa científica: do tema às conclusões do estudo. Abordagem de pesquisa qualitativa. Abordagem de pesquisa quantitativa. Normas comuns ao desenvolvimento de projetos de pesquisa segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Métodos Quantitativos para Análise de Dados em Contabilidade

Ementa: Organização de informação e resumo de dados. Estatística Descritiva. Medidas de Associação. Técnicas de Amostragem. Modelos de regressão. Estatística Multivariada.

Teoria da Contabilidade

Ementa: Bases epistemológicas, metodológicas e históricas da teoria da contabilidade; estruturas conceituais da contabilidade a partir da abordagem histórico-crítica; o conhecimento contábil no contexto socioeconômico e político contemporâneo e seu entendimento acadêmico, científico e prático.

Controladoria

Ementa: Aspectos fundamentais da controladoria; Controladoria – processo de gestão; Sistema de Informação; Planejamento e orçamento; Papel da controladoria como agente de mudança organizacional; Ferramentas da Controladoria.

Contabilidade Societária

Ementa: Critérios de elaboração das principais demonstrações contábeis. Critérios de reconhecimento, mensuração e evidenciação do principais ativos, passivos, receitas e despesas. Tipos de pesquisas com uso das demonstrações contábeis: escolhas contábeis; relevância dos números contábeis; pesquisas sobre evidenciação e gerenciamento de resultado.

Obs.: Disciplina Obrigatória Apenas para a Linha 1 - Contabilidade Financeira

Teoria de Finanças

Visão Geral das Finanças e do Ambiente Financeiro; Risco e Retorno; Moderna Teoria de Finanças: Decisão de investimento, Decisão de Financiamento, Decisão de Dividendos, A Hipótese de Eficiência do Mercado (HEM); Teoria da Agência e Governança Corporativa; Finanças Comportamentais; Avaliação de Empresas; Reestruturação Corporativas.

Análise Econômico-financeira das Demonstrações Financeiras

Leitura e releitura dos relatórios financeiros ; a abordagem geral para análise econômico-financeira; análise integral e referencial de relatórios financeiros; indicadores econômico-financeiros; estrutura de financiamento e alavancagem; capital de giro e políticas de investimento em giro; análise avançada das demonstrações financeiras; análise aplicada a entidades diversas.

Sistemas de Controle Gerencial

Caracterização dos sistemas de controle, seus atributos; processos e artefatos de controle gerencial; abordagens teóricas em sistemas de controle gerencial; sistemas de incentivo e remuneração.

Seminários de dissertação em Controladoria e Finanças

Ementa: Discussão crítica e desenvolvimento dos projetos de dissertação com a colaboração dos professores da linha de pesquisa

Seminários de dissertação em Contabilidade Financeira

Obs.: Disciplina Obrigatória Apenas para a Linha 1 - Contabilidade Financeira